Big data é um termo que descreve grandes volumes de dados, difíceis de gerir – tanto estruturados como não estruturados – que inundam os negócios diariamente. Mas não é apenas o tipo ou quantidade de dados que é importante, mas também o que as organizações fazem com os dados. Os big data podem ser analisados para se obterem conhecimentos que melhorem as decisões e proporcionem confiança para a tomada de decisões estratégicas de negócios.
Para isso, basta coletar e processar o grande volume de dados fornecidos pelos consumidores durante a navegação em sites e redes sociais. Se você tem uma loja virtual, precisa utilizar ferramentas https://hectorfeda22333.blogzet.com/curso-cientista-de-dados-com-hor-rio-flex-vel-plataforma-pr-pria-e-garantia-de-emprego-40848342 de análise de dados para mensurar e acompanhar os KPIs de marketing. Em uma boa plataforma de e-commerce, você pode acompanhar métricas de marketing e vendas no próprio painel administrativo.
O que é big data?
Por isso, inclusive, existe essa ideia de complementaridade entre ambas tecnologias. Dessa forma, enquanto o big data é o recheio de um bolo, a Inteligência de Negócios é o bolo todo, com recheio, camadas, cobertura e até enfeites. Ela envolve o processamento dos conteúdos reunidos, para a extração de informações úteis, relevantes e estratégicas. O armazenamento consiste na distribuição dos dados em servidores, dispositivos e sistemas distintos, tanto físicos quanto na nuvem (cloud computing).
Os problemas que começam a aparecer quando se alcança um grande volume de dados usando esse sistema tradicional são relacionados à escalabilidade, disponibilidade e flexibilidade. A tecnologia poderosa para análise de dados permite que você transforme informações em insights que vão trazer resultados. Uma solução de big data analytics é muito útil para a construção de relacionamento com os clientes, por meio dos dados.
Quais são as vantagens do Big Data?
A Nike utiliza o seu app de corrida para incentivar seus usuários a praticarem esportes e compartilharem nas redes sociais, e ainda recolhe diversas informações relevantes para o negócio. O que é o analytics faz é pegar todas as fontes de dados que nós já vimos anteriormente — a matéria-prima de tudo — e criar as correlações, inferências e vínculos entre as informações. No início do Big Data, as fontes de dados estavam limitadas a informações geradas por algumas empresas em alguns programas. Analisar esses dados ajuda o seu negócio a encontrar os melhores meios de distribuição para os produtos, técnicas de PDV (ponto de venda) e fornecer a experiência de compra que o cliente espera.
- Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.
- Usando modelos analíticos, você pode correlacionar diferentes tipos e fontes de dados para fazer associações e descobertas significativas.
- O machine learning, por sua vez, é um subcampo da Inteligência Artificial (IA), que praticamente monopolizou o debate sobre IA nos últimos anos.
- Essas ações são feitas para maximizar as vendas e a lucratividade em tempo real.
- Em geral, ele serve para direcionar as companhias em processos de tomada de decisão, resultando em ações mais estratégicas e assertivas.